© 2019 Center Norte | Desenvolvido por Ellen Sampaio - 11 97445-1760

Como utilizar os extintores de incêndio

Aparelhos extintores são os vasilhames fabricados com dispositivo que possibilitam a aplicação do agente extintor sobre os focos de incêndio. Normalmente os aparelhos extintores recebem o nome do agente extintor que neles contém. Os aparelhos extintores destinam-se ao combate imediato de pequenos focos de incêndio, pois, acondicionam pequenos volumes de agentes extintores para manterem a condição de fácil transporte. São de grande utilidade, pois podem combater a maioria dos incêndios, cujo princípios são pequenos focos, desde que, manejados adequadamente e no momento certo. Caso o incêndio assuma proporções maiores, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193!!!

 

O êxito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores:

a) de uma distribuição adequada dos aparelhos pela área a proteger;
b) de manutenção adequada e eficiente;
c) de pessoal habilitado a manejar aparelhos na extinção de incêndio.

 

Quanto ao tamanho, os extintores podem ser:

 

a) portáteis;
b) sobre rodas (carretas)

Modo de Usar
Válvula Plástica:
romper o lacre
Válvula de Metal:
levante a alça para
romper o lacre e
puxe o pino
Faça um teste pressionando o gatilho ou abrindo a válvula.
Posicion-se à uma distância segura e contra o vento.
 
Dirija o jato para a base das chamas e faça movimentos de um lado para o outro, como se você estivesse varrendo o fogo.
 
Tipos de Extintores
Agente extintor é todo material que, aplicado ao fogo, interfere na sua química, provocando uma descontinuidade em um ou mais lados do tetraedro do fogo, alterando as condições para que haja fogo.

Os agentes extintores podem ser encontrados nos estados sólidos, líquidos ou gasosos. Existe uma variedade muito grande de agentes extintores. Citaremos apenas os mais comuns, que são os que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios.

Exemplos: água, espuma (química e mecânica), gás carbônico, pó químico seco, agentes alogenados (HALON), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio por abafamento, ou seja, retiram todo o oxigênio a ser consumido pelo fogo.

tipos de extintores.jpg

Fale Conosco

11 2949-9794 / 11 9.9873-6834